Eternos Aprendizes

02/01/2009

Enceladus: 28 fotos da lua de Saturno em uma só imagem

Enceladus: 28 fotos da lua de Saturno em uma só imagem

Mosaico da lua Enceladus a partir de imagens obtidas pela sonda Cassini

Mosaico da lua Enceladus a partir de imagens obtidas pela sonda Cassini

O cânion ‘Labtayt Sulci’ na lua de Saturno Enceladus

Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

Alguns detalhes da superfície de Enceladus lembram uma esteira de rolamento?

Uma interpretação das imagens recentes tomadas da lua mais explosiva de Saturno confirma essa visão. Essa forma de atividade tectônica assimétrica, bastante rara na Terra, contém pistas da estrutura interna de Enceladus, o qual pode conter mares sob sua superfície onde a vida talvez possa ser capaz de se desenvolver.

Mosaico! Na imagem acima estão presentes a composição de 28 fotos tomadas pela espaçonave robótica Cassini em 5 de outubro de 2008, logo depois de ter dado um rasante, passando a apenas 25 quilômetros da superfície desse mundo repleto de criovulcões.

A inspeção dessas imagens mostra claros movimentos tectônicos onde enormes porções da superfície de Enceladus parecem moverem-se todas em uma só direção.

Perto do topo da imagem aparece uma das falhas tectônicas mais proeminentes: Labtayt Sulci, um enorme cânion com cerca de um quilômetro de profundidade.

Para saber mais sobre Enceladus e ver mais fotos leia também: Cassini dá um rasante em Enceladus e manda novas fotos da misteriosa lua gelada de Saturno

Foto: {1} NASA,APOD: Labtayt Sulci on Saturn’s Enceladus

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: